" Sou uma pessoa ligada em roupas e tento me divertir com a moda. Encaro como uma brincadeira. "

domingo, 17 de julho de 2011

Audrey Hepburn: Glamour e a elegância são referência de grandes marcas

Se ter o talento e o carisma de Audrey Hepburn é inatingível, ter o estilo da musa está ao alcance de toda mulher. É o que mostram as recentes coleções do Brasil e do exterior, que pegam a elegância da atriz e transpõem para a moda atual. Símbolos de elegância e glamour, o vestido preto e a cigarrilha, usados por Audrey em Bonequinha de Luxo, são a imagem clássica do bom gosto da atriz. Mas, segundo Donald Spoto, que lançou recentemente uma nova biografia da musa (Enchantment: The Life of Audrey Hepburn - em português, Feitiço: A Vida de Audrey Hepburn), ela afirmava nunca ter ligado para a moda e ainda dizia que qualquer mulher poderia ficar como Audrey Hepburn, "mudando um pouco seu penteado, comprando óculos de sol grandes e usando vestidinhos sem manga". Para a consultora de moda e jornalista Regina Martelli, se a atriz realmente afirmou isso, foi para fazer gênero. "Quem procurou Givenchy para vesti-la em seu primeiro filme foi ela mesma. Por que ela não ficou com Edith Head, a figurinista top da época?" O indiscutível, para Regina, é a referência que Audrey se tornou no mundo fashion. "Ela, Grace Kelly, Jackie Onassis são os grandes ícones fashion-chic que nunca somem dos lançamentos." 


A grife que mais aposta no estilo clássico de Audrey é a Gap, que surge com roupas simples, charmosas e justinhas. Até na publicidade da marca a atriz está presente: ela aparece nas fotos e outdoors vestindo suas habituais calças pretas estreitas. Dentro de suas lojas, a Gap mostra vídeos com momentos marcantes da diva no cinema, principalmente em Cinderela em Paris - em que ela dança ao som da canção "Back In Black" (da banda AC/DC). Em outras grifes como Prada, Miu Miu, Donna Karan e Moschino, a influência da atriz é mais discreta, na reedição das peças preferidas da musa, como as sapatilhas, as calças estreitas e, principalmente, os cocktail dresses - aqueles vestidos chiques, curtos e com tecidos mais nobres e estruturados, perfeitos para qualquer ocasião. O revival de Audrey Hepburn nas coleções não é exclusividade das grandes marcas de fora. 


Alguns estilistas brasileiros também aderiram aos encantos da diva e resgataram conceitos de seu estilo. Clô Orozco, responsável pelas coleções da Huis Clos, admite que o estilo de Audrey a inspira constantemente. "Para mim, ela é um dos maiores ícones que o cinema já criou. Ela tinha uma fidelidade a Givenchy que a ajudou a se tornar esse mito de elegância." E as apostas de Clô Orozco para esse verão tupiniquim vêm em uma mistura de modelos da atriz. "As brasileiras gostam de roupas justas. Vejo silhuetas marcadas, jeans afunilados e calças cigarretes." 

Fake: Lily Allen aderiu ao estilo Audrey Hapburn

A estilista Cris Barros teve sua coleção de verão ambientada nos anos 60, e Audrey Hepburn serviu como uma das referências da época. "Elegância é muito importante", afirma Cris, ressaltando a principal característica do estilo da atriz hollywoodiana. A criadora, que fez uma releitura do cocktail dress em algumas peças de sua coleção, afirma que qualquer modelo deve ter um bom corte e caimento para ser elegante e salienta a importância da peça. "Os cocktail dresses são práticos e, dependendo dos acessórios, vão de um jantar a um casamento." Clô Orozco reforça essa opinião. "É fundamental no guarda-roupa de quem quer estar vestido com elegância e pensa em moda e tendências." 


Regina Martelli concorda com as estilistas e acredita que a peça simplifica a vida da mulher, mas vem em comprimentos mais curtos nesta estação. A jornalista também acha que a moda está à procura de uma nova elegância. "Sensualidade e elegância podem andar juntas, mas tudo é questão de bom gosto. O que é óbvio e escancarado demais cansa. E ninguém agüenta mais a vulgaridade que anda orientando a moda." E o estilo de Audrey Hepburn ressurge para trazer o glamour de volta ao guarda-roupa feminino.


Audrey Hapburn faleceu no dia 20 de janeiro, aos 63 anos. 


Audrey Hapburn marca época com sua sofisticação e persistência, como nós mulheres, que gostamos de nós cuidar e sempre ir em buscas de nossos sonhos.

Um beijo 

                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meninas Chic & Chic deixem seus comentários